Enfrentando nossos medos


Medo - do latim Medus, significa estado emocional resultante da consciência de perigo ou ameaça; ausência de coragem; preocupação com determinado fato. O tão temido medo. Em dicionários, a definição é clara. Na nossa consciência, não. Quando estamos com medo, a sensação que sentimos foge do nosso controle e sua definição não é tão fácil.
Cada um tem seu medo: medo de altura, do fundo do mar, de palhaços, de fatos sobrenaturais, da morte, da vida, enfim, são dos mais diversos gêneros. 
Quando estamos prestes a enfrentar aquilo que consideramos o monstro de sete cabeças - geralmente enfrentamos quando somos obrigados a fazê-lo - esse monstro cria pelo menos umas vinte cabeças a mais. Tudo fica distorcido e a visão de mundo parece não fazer sentido. O medo se transforma em pânico. O pânico nos toma por completo e, por fim, o medo toma a nossa consciência. Nessa altura, já são diversos monstros com milhares de cabeças. 
É chegado a fatídica hora. Vamos lutar cara a cara com aquele medo mesquinho. Na hora, mesmo com a mão tremendo, uma súbita vontade sobe pelo nosso corpo. Ela quer falar, ou melhor, quer gritar tanta coisa com o medo. 
Agora, somos eu e o medo no ringue de luta. Eu ganho o primeiro soco, direto no rosto. Dói, é claro, mas é necessário. É hora de acordar. Com meus braços, empurro o medo direto para o chão. Coitado. Depois disso, ele apanhou. Muito. Tive pena dele, mas era necessário. No final, sobrou eu. Apenas.
Depois de toda essa luta intensamente louca, meu olhos abrem. Percebo que o medo passou. O que eu mais temia não era tão monstruoso assim.
Fiz cena, fiquei maluca. Por coisa boba. Fantasiei o medo de uma forma tão imensa que, quando me dei conta e comecei a usar a razão, percebi que a tempestade foi apenas em um copo d'água. 
Sobre os medos: enfrente-os com toda a garra possível e, siga meu melhor conselho, não se precipite com eles.

8 comentários:

  1. Enfrentar nossos medos é a maior necessidade humana. Por mais que a gente pensa que isso será sempre uma tortura monstruosa. O verdadeiro corajoso não é o que não sente medo, mas o que sente e o enfrenta assim mesmo.
    Teu texto está sensacional como já é de costume.
    Tuas palavras e pensamentos cada vez me provocam mais admiração e orgulho, meu amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amor. Tu sabe que és minha inspiração pra tudo isso <3

      Excluir
  2. Estou numa fase tão boa que, coloquei uma meta pra mim mesma de enfrentar aquilo que chamo de medo! O medo não pode ter um lugar significativo na nossa vida né? Beijinhos.

    hellousmile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Flor! Achei seu texto maravilhoso e concordo com ele! As vezes perdemos muito por medo!
    Espero enfrentar os meus! s2
    Feliz dia das Mulheres!!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/03/resenha-redencao-de-gabriel-gabriels.html
    Beijos - Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, flor. Espero que todos nós enfrentamos os nossos medos!
      Feliz dia da mulher igualmente (um dia atrasado hahaha)
      Muitos beijos!

      Excluir
  4. Eu acho que não tenho muitos medos ou tenho medo de ter medo, ainda não sei, mas eu tenho fobias de coisas muito bobas como por exemplo a Samara do filme "O chamado?" já assistiu? Então ele é muito bobo e uma pessoa normal não teria medo, mas eu tenho, eu tenho medo de coisas bobas como "não ter tempo o suficiente de curtir a vida", "acabar crescendo e se tornando aqueles adultos chatos que só trabalham"... Ta.. eu tenho medos e muitos medos, mas em fim... Adorei o post! Você escreve muito bem! Já estou seguindo o seu blog e pretendo voltar mais vezes!
    Beijos!
    raquelmorabito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não veja seus medos como "bobos". Se você for parar para pensar, todo mundo tem esses mesmos medos "bobos". Veja como um obstáculo que você irá enfrentar. Não quer dizer que só porque não é um medo de uma coisa óbvia como, por exemplo, um acidente de carro, que não lhe assombra da mesma forma.
      Muito obrigado pelo carinho, vou visitar seu blog com certeza!
      Grande beijo.

      Excluir

Obrigado por visitar o Depois do Café. Sinta-se à vontade para compartilhar comigo suas palavras nesse comentário.