As sequências das consequências

Tem épocas em que a vida anda como um mar de rosas, perfeita e cheirosa. Tudo dá certo, tudo está bem.
Tem outras em que a vida anda um completo caos, tropeçando em pedaços de nós mesmos. Nada dá certo, nada está bem. Quando a vida anda assim, nos questionamos intermináveis vezes do porquê disso, do porquê daquilo. Reclamamos injustiças e cuspimos decepções. Nos tornamos as vítimas da maldosa vida, juramos de joelhos que não merecíamos o caos gratuito. 
O problema é que nunca valorizamos as perguntas, sempre queremos as respostas, cujas elas devem ser sempre imediatas, pois caso o contrário trememos de raiva e o universo é que fica com a culpa de tudo. As vezes sabemos as respostas sem ter as perguntas, sabemos o porquê, mas não sabemos do que. 
Acredito que a vida seja uma sequência de consequências. Tudo que fazemos um dia voltará para nós mesmos. A vida é paciente, ao contrário de nós. Ela espera o tempo exato para cada coisa. 

A tristeza é a forma mais profunda de castigo, pois ela aperta nosso coração e tortura nossa alma. Acredito que a tristeza também seja uma consequência. Uma consequência da felicidade. Todo mundo precisa sorrir e precisa chorar. Todo mundo precisa dormir e acordar. Todo mundo precisa cair para se levantar. 

Assim como o raio de sol não é permanente, a escuridão também não é. O segredo da vida é o equilíbrio. Nem pouco, nem muito.
Porém, nem sempre na prática é tão fácil medir o peso de cada palavra jogada ao ar. Passamos a vida inteira buscando o equilíbrio, nem sempre conseguindo sucesso. 
O caos da vida nos ajuda a crescer. Assim como tudo passa, não acredito que justo ele seja uma exceção. 
Um dia a vida vai cansar de desilusões e amores perdidos. A balança irá se equilibrar e a felicidade do mar de rosas voltará a reinar. Algum dia ela há de voltar.
Tudo é apenas uma questão de equilíbrio. Assim como abrimos os olhos pela primeira vez, um dia abriremos os olhos pela última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Depois do Café. Sinta-se à vontade para compartilhar comigo suas palavras nesse comentário.