E se não der?


Um dia eu estava pensando sobre o futuro. Eu já tenho meus planos e pretendo seguir em linha reta, focando nos meus objetivos. Eu tenho meus sonhos e vou fazer de tudo para realizá-los. Mas uma coisa que me veio a cabeça: e se não der certo? Eu planejo meu futuro a anos, mas simplesmente não fui capaz de planejar um "Plano B", uma saída de emergência, um plano de fuga. 
E agora? A vida vai seguir normalmente? Eu vou sair correndo, fugindo? Vou ficar e encarar a situação? E se não der?
Talvez tudo isso seja apenas paranoia momentânea. Mas soaria ridículo demais se eu dissesse que simplesmente não saberia o que fazer se as coisas fugissem do meu controle? Eu sei que imprevistos acontecem. Na verdade, a vida é cheia deles. Mas às vezes a insegurança grita sobre o futuro.
Os planos tem lá a sua consequência. Jamais direi a você para não planejar e parar de sonhar. Mas, na verdade, os planos são uma vida faz-de-conta que criamos, imaginando que amanhã será melhor. Nós gostamos da teoria da evolução. Nós queremos ser a evolução a cada dia que passa. E para isso precisamos criar na nossa cabeça o mundo perfeito que vamos construir amanhã. Mas a maioria das pessoas imagina a vida como em seus sonhos: perfeita. Ela não é. O que você planejou não vai sair exatamente igual quando for realizado. Sempre haverá erros. Para ser bem sincera, eu gosto desses certos erros. Nós vamos esquecer a fala, perder a linha e querer sumir. Mas qual é a graça de não enfrentar alguns desafios? Qual seria a moral da vida se tudo fosse perfeito? Seria um completo caos. As mortes aconteceriam por falta de adrenalina e excesso de tédio.
Nós sonhamos tanto que esquecemos que os sonhos de ontem são a nossa vida de hoje. Precisamos humanizar essas ideias e aplicá-las no dia-a-dia de uma pessoa normal, não na vida do Tony Stark ou algum outro super-herói. 
Pensando bem, eu vou ficar. Vou ficar com esse frio na barriga de saber que algo vai sair de um outro jeito. Eu vou perder a cabeça, com certeza. Mas no final do dia, eu vou ser uma pessoa melhor. Sabe por que? Porque eu pulei um muro mais alto do que eu estava treinando. Eu venci um obstáculo. Eu aprendi com isso.
No final, a gente percebe que a  graça da vida é vencer nós mesmos a cada dia.

4 comentários:

  1. Muita gente pensa no "plano B" e se caso não dê certo no futuro, mas vamos com, Foco, Força e Fé.
    Gostei do seu post.
    Beijos

    http://meus365diasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post e seu blog!
    Excelente reflexão! O mais importante é ser feliz, independente se é com o plano A, B ou C..hahaha.
    Bjos!

    http://blogvestidorodado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, flor!
      Sim, é preciso felicidade nessa vida.
      Grande beijo...

      Excluir

Obrigado por visitar o Depois do Café. Sinta-se à vontade para compartilhar comigo suas palavras nesse comentário.